Foto: Washington Alves/COB

Depois do sucesso da primeira edição, em Cali, na Colômbia, em 2021, os Jogos Pan-americanos Júnior voltam ao centro das atenções do esporte do continente americano neste ano. A competição será disputada em Assunção, no Paraguai, entre 10 e 23 de agosto, com a cerimônia de abertura marcada para o dia 9.

O Pan Júnior é considerado como a principal missão do ano para o Comitê Olímpico do Brasil, que mais uma vez promete entregar uma estrutura de ponta, com excelência em todos os serviços, aos atletas de 18 a 22 anos que farão parte da delegação.

A expectativa é que que o Brasil conte com cerca de 460 de competidores nas mais diversas modalidades, um aumento significativo em relação ao número de Cali, que foi de 358. Contando oficiais, a delegação deve passar das 600 pessoas.

O objetivo é manter a hegemonia no continente. Na competição realizada na Colômbia, o Brasil foi o campeão no quadro de medalhas, com 59 ouros, 49 pratas e 56 bronzes, totalizando 164.

A competição é vista como muito importante sob diversos aspectos. Um deles é a classificação para os Jogos Pan-americanos Lima 2027. Em Cali, 77 vagas foram obtidas para o Pan de Santiago, em 2023. Agora, a expectativa é que mais uma vez dezenas de jovens garantam seus lugares no Peru.

Além disso, o Pan Júnior gera experiências para os atletas que ajudam na preparação para a categoria adulta, sobretudo a vivência de um ambiente de competição multiesportiva.

Apesar de ser voltada para os jovens, será possível ver em Assunção alguns competidores que já disputaram os Jogos Olímpicos. Em Cali, 12 atletas da delegação brasileira haviam participado de Tóquio 2020, realizada em 2021 por causa da pandemia do coronavírus.

Os Jogos Pan-americanos Júnior Assunção 2025 contarão com 41 modalidades em disputa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *